2ª Edição do SIMULADOS EM REDE | 2016

sr

A partir do dia 19/09 terá início a aplicação dos SIMULADOS EM REDE. Trata-se da realização de testes no computador, na plataforma MOODLE, programa muito utilizado por instituições de ensino na modalidade à distância.
A expectativa é que cerca de 4.000 alunos, de 40 escolas, sejam avaliados. As questões foram elaboradas pela equipe de formadoras da EFEJ (Escola de Formação de Professores de Juazeiro), considerando os atuais conteúdos trabalhados nas escolas da rede e com a preparação de todo o ambiente nos laboratórios de informática, pelos Analistas em Educação do município.
No ano passado, os Analistas se mobilizaram em torno dessa ideia e fizeram com que o projeto acontecesse, da implantação a execução em menos de dois meses. O foco era as turmas do 5º e 9º, para avaliação da Prova Brasil. Esse ano de 2016, o foco são as turmas do 3º ano, para Avaliação Nacional de Alfabetização – ANA, além das turmas do 4º e 8º, preparando a participação na Prova Brasil de 2017.
A grande vantagem dos SIMULADOS EM REDE são os relatórios, rápidos e precisos. Destarte é possível conhecer, quase que instantaneamente, o desempenho geral por escola, por turma e por aluno, e isso, com riqueza de detalhes, já que é gerada a média por disciplina, e a questão mais errada por aluno, por escola, e no ranking geral com todas as escolas que participaram.
Com os relatórios disponíveis, o professor passa a ter em suas mãos uma poderosa ferramenta de diagnóstico, fazendo com que o processo de intervenção seja direcionado e mais efetivo nas habilidades que precisam ser mais trabalhadas.

Texto:

Mariana Athayde e Joedson Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.